Tratamento de água para indústria de Biocombustíveis

Tratamento de  água para indústria de Biocombustível

Em um competitivo mercado emergente, os campos de produção de biocombustível exigem soluções tecnológicas adequadas para assegurar o desempenho ambiental por meio da conformidade regulatória e da otimização energética. Graças a um sólido portfólio de tecnologias e soluções, a Veolia Water Technologies pode concentrar-se em inovadoras combinações em tratamento de água para a indústria de Biocombustível para oferecer as melhores soluções em água de processo, vinhaça, águas residuais, lodo e reciclagem de água. 

Soluções e serviços padrão e personalizados para a indústria de Biocombustíveis

Água não tratada: processo de clarificação Actiflo™

Água de utilidades: água de resfriamento, água para alimentação de caldeiras, controle de legionella e produtos químicos para tratamento de água.

Água de processo: sistemas pré-projetados, equipamentos modulares, Serviços Móveis de Água (amaciamento, osmose reversa, desmineralização por troca iônica)

Tratamento de águas residuais industriais (remoção de TSS, COD, BOD, compostos aromáticos, fibras, metais, cálcio, sulfatos): flutuação, tratamento anaeróbio, lodo ativado, biorreatores de membranas Biosep™ e Biosep™ Pack.

Remoção de graxa: processos Agira™ e Biolix™.

Tratamento anaeróbio da vinhaça e da troca de filtro (biodigestão), visando o aproveitamento energético da carga orgânica residual, tais processos permitem a utilização do biogás gerado como fonte complementar de renda, seja pela geração de energia elétrica, estoque de biomassa excedente (bagaço) para uso na entressafra ou outras utilizações (etanol 2G por exemplo) ou até mesmo utilização do biometano como substituto do diesel na frota da usina. O resíduo gerado na biodigestão (lodo) tem uma importante aplicação como biofertilizante e o efluente gerado está a um passo de atingir as características desejáveis para reuso no processo produtivo da usina.

Concentração de vinhaça: Os processos de biodegestão e concentração da vinhaça podem ser tratados como complementares ou individualmente, tendo em ambos os casos o objetivo final de redução de volume e, consequentemente, redução de custos nas operações de transporte e disposição da vinhaça para aplicação em regime de fertirrigação. Existe grande sinergia entre a concentração e a biodigestão da vinhaça, pela integração energética e hídrica e pela possibilidade de se produzir um biofertilizante organo-mineral de alta qualidade pelo blend do lodo gerado na biodigestão com o concentrado gerado na evaporação, além da geração de uma água de reuso com qualidade suficiente para uso no processo produtivo.

Tratamento de lodo: espessamento, desidratação, secagem mecânica, secagem solar, digestão mesofílica e digestão anaeróbica termofílica, sanitização e estabilização, incineração, remoção biológica e química de odores, recuperação de lodo para uso agrícola, distribuição de solo, compostagem...

Produtos químicos para tratamento de água Hydrex™ 

A Veolia Water Technologies ajuda você a implementar os melhores projetos de reciclagem e a otimizar o ciclo da água.

Entre em contato conosco

Mercado de atuação

Como podemos ajudar?

Share