Tratamento de água para a indústria de Óleo e Gás - Upstream

A Veolia Water Technologies Latam tem uma ampla experiência no desenvolvimento, implementação e manutenção de estações de tratamento de água, efluentes e lodo para unidades de produção, refinarias de óleo e a indústria petroquímica. Produtores onshore offshore de todo o mundo confiam em nossa especialidade global.

Saiba por que nossas tecnologias de tratamento de água para a indústria de óleo e gás - Upstream são um componente vital de uma ampla variedade de processos industriais. 

Tratamento de água para a indústria de Oléo e Gás - upstream

Tratamento de água onshore

A Veolia Water Technologies fornece conhecimento e experiência no tratamento de água e efluentes para exploração e desenvolvimento de campos de óleo e gás onshore.

A água é uma parte essencial da produção de óleo e gás em campo aberto. A Veolia oferece tecnologias e processos destinados a sistemas de tratamento convencionais e especializados para uma variedade de métodos de extração.

Tratamento de água produzida

Oferecemos diversas tecnologias para tratamento de água produzida, bem como domínio técnico para determinar a melhor solução para cada aplicação.

Nossos recursos de testes laboratoriais e plantas piloto são um valioso ativo para confirmar parâmetros de projeto a fim de que sistemas ou processos operem conforme o especificado.

A água produzida contém substâncias como sólidos suspensos e dissolvidos, gases e metais, dentre outros elementos, que devem ser removidos para que a água produzida possa ser reusada e/ou descartada. 

A água produzida pode ser descartada no mar, injetada em um poço de despejo, reinjetada para manutenção de pressão ou reusada para irrigação ou como água de processo industrial. Todas essas utilizações estão sujeitas a regulamentações ambientais locais.

Solução de tratamento de água produzida por SAGD

Usando a tecnologia de membrana cerâmica CeraMem® da Veolia, o Sistema ROSS é um tratamento de água exclusivo, totalmente dimensionável e modularizado para água produzida por SAGD (drenagem gravitacional com injeção de vapor).

Esse sistema modularizado oferece remoção de óleo, partículas sólidas e sílica, bem como a amaciamento da água produzida. O Sistema ROSS pode ser usado como processo de tratamento independente, para expansão incremental da capacidade e uma forma de eliminar gargalos em sistemas de tratamento de água existentes e de baixo desempenho.

A Veolia também oferece sistemas de remoção de óleo altamente efetivos para água produzida. Isso inclui:

  • Autoflot: flotação por gás mecanicamente induzido (IGF)
  • Power Clean: tecnologia de remoção de óleo por filtro de casca de nozes (ORF).

A evaporação é um método robusto e eficaz de tratar a água efluente do tratamento por SAGD. A Veolia Water Technologies desenvolveu uma inovação para tratar das questões relativas a remoção de sílica e dimensionamento de superfícies de transferência de calor, abordando a dificuldade resultante que é a descarga de resíduos de salmoura concentrada, observada em processos convencionais de evaporação.

Tratamento de água para produção não convencional de gás

Novas fontes de gás natural e métodos inovadores de extração têm preparado o caminho para desenvolvimento de recursos que, anteriormente, eram considerados economicamente inviáveis.

No entanto, técnicas de produção como fraturamento hidráulico para extração de gás de xisto ou gás de reserva de carvão (CSG) exigem milhões de litros d'água. À medida que os níveis de produção aumentam, surge a necessidade de abordar a limitação das opções de tratamento dos efluentes gerados. A sustentabilidade de longo prazo exigirá o reuso e reciclo de água, recuperação de subprodutos e a redução do volume de resíduos gerados pelas atividades de produção.

Tecnologias para produção não convencional de gás:

Tratamento de água offshore

A Veolia Water Technologies está envolvida no tratamento de água de todas as principais áreas da produção offshore de hidrocarboneto. 

Nossas soluções são baseadas tanto em experiência quanto nas tecnologias de ponta, possuímos uma extensa lista de instalações como referência.

Tratamento de água do mar para injeção

Em um ambiente offshore, o mar é a fonte de água mais conveniente para injeção. 

A perfuração de um novo poço é muito onerosa; por isso, a água para injeção deve possuir uma qualidade muito alta para evitar a incrustação e a obstrução do reservatório, das colunas e equipamentos de produção.  A injeção de água contendo oxigênio e bactérias pode provocar a acidificação do reservatório, o que além de causar danos nos equipamentos de produção, reduz o valor do hidrocarboneto produzido.

A Veolia fornece no modelo Engenharia, Construção e Montagem (EPC) as seguintes tecnologias de processos:

Entre em contato conosco

Mercado de atuação

Como podemos ajudar?

Share