Dessalinização de Água do Mar

A dessalinização da água do mar é uma solução cada vez mais importante para a crescente escassez de água

A água do mar representa 97% da água do planeta. Com mais de 100 anos de experiência, tecnologias e conhecimento em dessalinização, a Veolia Water Technologies é líder em ajudar municípios e indústrias de todo o mundo a implementar estratégias de dessalinização.

Dedicamos nossa completa gama de soluções e tecnologias a aumentar o valor dos recursos aquáticos. Combinando a presença local e uma rede mundial de especialistas, asseguramos aos nossos clientes as melhores soluções possíveis para abastecimento de água de alta qualidade, gerenciamento de concentrações de salmoura, produção ou recuperação de energia, extração de matérias-primas e capitalização em produtos derivados.

Diversas subsidiárias da Veolia são especializadas em dessalinização para setores específicos. Elas construíram estações de todos os portes para a dessalinização de água do mar ou de água salobra, usando quatro tipos de soluções: Destilação flash de múltiplos estágios (MSF), Destilação de múltiplos efeitos (MED), Osmose reversa (OR) e uma dessalinização híbrida, que combina MED e OR.

Essas estações representam a expertise mundial de primeira classe em dessalinização, com uma produção acumulada de água dessalinizada superior a 12,8 m³ por dia em 108 países.

Dessalinização

Dessalinização por osmose reversa

Seja qual for a fonte de água, a Veolia Water Technologies construiu mais de 1.900 estações e sistemas de dessalinização por OR em 85 países durante as últimas quatro décadas, produzindo mais de 6,5 milhões de m³/dia de água fresca para necessidades municipais e industriais. Um exemplo disso é que a Veolia projetou, construiu e operou uma instalação de dessalinização por OR em Sidney, Austrália, que atende a até 15% das necessidades diárias de água da cidade.

Dessalinização térmica

O conteúdo salino é separado pela evaporação da água do mar em sistemas de destilação. Um processo chamado destilação de múltiplos efeitos (MED) reutiliza a energia gerada durante a condensação de vapor, reduzindo o consumo de energia necessário para aquecer a água.

A SIDEM, subsidiária da Veolia Water Technologies, é a reconhecida líder no sistema MED, tendo mais de 250 projetos concluídos com sucesso.

Soluções híbridas de dessalinização da água

Cada vez mais a dessalinização térmica e a osmose reversa estão sendo combinadas, uma inovação que permite a otimização do uso da eletricidade e reduz os custos de produção.

Essa solução foi implementada na estação de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos.

Entre em contato conosco

Mercado de atuação

Como podemos ajudar?

Share