SERVIÇOS MÓVEIS PARA POTABILIZAÇÃO DE ÁGUA NA ILHA DE SAN MARTIN, APÓS O PASSAGEM DO FURACÃO IRMA

A planta móvel tem uma capacidade de tratamento de 720 metros cúbicos por dia.

Após o pedido recebido pela Veolia Foundation, a subsidiária espanhola da VeoliaWater Technologies enviou urgentemente uma planta móvel de purificação de água para a ilha de San Martin, devastada após a passagem do furacão Irma.

Juntamente com a planta, um técnico especializado da subsidiária espanhola da Veoliafoi enviado para garantir a partida desta unidade móvel em tempo recorde.

A estação de tratamento de água faz parte da frota da Mobile Water Services e consiste em um pré-tratamento por filtração multimídia e um sistema de dessalinização da água do mar por osmose reversa, com capacidade para produzir 720.000 litros de água potável por dia para abastecer a ilha enquanto os sistemas de produção e distribuição de água são reparados.

Esta é a cronologia dos eventos:

  • 7 de setembro: o furacão Irma devasta a ilha de San Martin.

  • 8 de setembro: A VeoliaWater Technologies recebe o pedido de ajuda da Veolia Foundation.
  • 9 de setembro: A unidade móvel está pronta para ser enviada, mas devido às condições climáticas adversas na área de chegada, o avião que transporta a unidade não pode deixar o aeroporto Torrejón de Ardoz (Madri) até 15 de setembro.
  • 16 de setembro: O avião chega à ilha de Guadalupe e viaja para a ilha de San Martin de barco.
  • 24 de setembro: A unidade móvel começa a produzir água potável. O início das operações está atrasado alguns dias por causa da chegada de Maria, uma nova tempestade.

Essa ação humanitária está incluída nas ações que a Fundação Veolia está realizando nas Ilhas para restaurar os serviços básicos de produção e distribuição de água potável.

Share