Com solução da Veolia, Novelis alcança 100% de reuso de efluentes da estação de tratamento de água industrial

Estação de tratamento de água opera com a capacidade de 120m³/h

A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção, industrial e de eletrônicos por meio de unidades na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. Atuante em 11 países, a Companhia é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia.

Para se tornar mais sustentável, a Novelis, entre outras várias iniciativas, investiu na substituição da estação de tratamento de água de sua fábrica em Pindamonhangaba/SP, a maior de sua operação na América do Sul. “O novo sistema possibilitou um incremento de performance da estação de tratamento, levando a um aproveitamento ainda maior do recurso”, comenta Douglas Souza, gerente de EHS da Novelis.

A empresa adotou a solução ACTIFLOC®, da Veolia Water Technologies, para reduzir o nível de poluentes e de microalgas presentes na água do manancial e diminuir o impacto destas substâncias na água industrial utilizada no processo de produção. Segundo Souza, a água empregada para a produção do alumínio requer um alto nível de qualidade em diversos parâmetros físico-químicos. O ACTIFLOC® elevou significativamente a constância da qualidade da água tratada, mantendo as especificações definidas em projeto e com o benefício adicional de reaproveitamento de águas na própria estação de tratamento.

O sistema de tratamento de água ACTIFLOC® instalado na Novelis foi dimensionado para uma produção de 120 m³/hora de água e é constituído por etapas de coagulação, floculação, decantação lamelar, filtração, centrifugação de lodo. O sistema emprega tecnologia de "lastro com microareia", o que possibilita uma grande flexibilidade para as variações de qualidade da água a ser tratada e também uma maior eficiência na utilização dos produtos químicos empregados no tratamento de água.

Share